Aprendizagem reflexiva de enfermeiras na atenção domiciliar: caminhos para uma práxis criadora
Publication year: 2017
A realização deste estudo partiu da premissa de que existem distanciamentos entrea formação acadêmica de enfermeiros e os processos necessários para a atuaçãona atenção domiciliar. Em consequência, a invisibilidade da atenção domiciliar naformação de enfermeiros lança a necessidade de aprendizagem em seu contexto deatuação, gerando implicações em sua práxis.
A tese foi construída com sustentaçãonas categorias teóricas:
Aprendizagem reflexiva e Práxis, segundo os referenciais deDonald Schön e Adolfo Sánchez Vázquez, respectivamente. Objetivou-se analisar oprocesso de aprendizagem e a práxis do enfermeiro na atenção domiciliar. Foirealizado um Estudo de Caso único, de natureza qualitativa, ancorado no referencialteórico-metodológico da dialética. A produção dos dados teve como cenário osserviços de atenção domiciliar do Sistema Único de Saúde dos municípios deUberlândia e Betim, em Minas Gerais, e aconteceu em dois momentos: observaçãoparticipante da atuação de treze enfermeiras e realização de entrevistas. Os dadosforam submetidos à Análise de Discurso Crítica, na perspectiva de Fairclough,possibilitando a discussão de três categorias empíricas: Prática da enfermeira nodomicílio: fazeres e saberes mobilizados pela reflexividade; Aprendizagem reflexiva:situações, fontes e mediadores; e Práxis no trabalho da enfermeira no domicílio. Osresultados indicaram a presença de fazeres e saberes mobilizados pela práticareflexiva da enfermeira no domicílio em um movimento contínuo e cíclico deaprendizagem evidenciado pelas práticas discursivas...
The execution of this study started from the premise that there are estrangements between the academic training of nurses and the processes required for working in home care. As a consequence, the invisibility of home care in the training of nurses highlights the need for learning in its work context, thereby generating implications in its praxis.