O Grid Gerencial como ferramenta para a avaliação dos estilos de liderança do enfermeiro na emergência hospitalar
Publication year: 2019
Objetivo(s): Objetivo Geral: compreender a percepção dos enfermeiros e dos técnicos de enfermagem sobre a liderança s, numa emergência hospitalar, com base no Grid Gerencial de Blake e Mouton (1987), através da adaptação de Manola (2013).
Objetivos específicos:
identificar os estilos de liderança mais frequente utilizados por enfermeiros, na percepção desta categoria profissional e dos técnicos em enfermagem, de uma emergência hospitalar, tendo por base o Grid Gerencial em adaptação de Manola (2013). Verificar se há diferença significante entre as percepções dos enfermeiros e técnicos em enfermagem de uma emergência hospitalar, em relação aos cinco estilos de liderança, de acordo com o Grid Gerencial de Blake e Mouton (1987) e discutir as associações das questões sugeridas por Manola (2013).Metodologia:
pesquisa quantitativa, com modelagem estatística descritiva e inferencial.Tipo de estudo:
transversal, estudo de caso coletivo.Campo de pesquisa:
a coleta de dados foi realizada no Hospital Municipal Carlos Tortelly de Niterói, local de referência em emergência clínica hospitalar, para adultos na região.Participantes da pesquisa:
enfermeiros e técnicos em enfermagem, que atuam na emergência deste hospital. Foram excluídos, os enfermeiros e técnicos em enfermagem que estavam afastados por algum tipo de licença/férias ou que se negaram a participar da pesquisa. A participação contou com 77 enfermeiros e 202 técnicos em enfermagem. Vale ressaltar que foram utilizados pseudônimos identificados em números romanos para assegurar o sigilo dos mesmos.Instrumentos para coleta de dados:
questionário adaptado por Manola (2013), inspirado no Grid Gerencial fruto da obra de Black e Mouton (1987).Coleta de dados:
a coleta de dados ocorreu em 4 (quatro) etapas. Na tapa 1, houve a abordagem com os participantes da pesquisa e obtenção de termo de consentimento livre e esclarecido – TCLE. Na etapa 2, ocorreu a apresentação do questionário adaptado por Manola (2013). Na etapa 3, o questionário foi entregue ao participante da pesquisa para ser respondido sem interferência do pesquisador. Na etapa 4, os dados foram coletados apenas uma única vez e preenchidos em planilha estatística.Tratamento dos dados:
optou-se por amostragem de conveniência, análise estatística descritiva e inferencial.Aspectos Éticos e Legais:
seguiu a resolução Nº 466, de 12 de dezembro de 2012, que prevê pesquisa com seres humanos, do Ministério da Saúde/Conselho Nacional da Saúde e foi submetido a avalição do Comitê de Ética em Pesquisa – CEP/ UFF. O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e a carta de anuência, foram elaborados de acordo com as especificações sugeridas pelo CEP/UFF e foi aprovado pelo CAAE: 874444218.9.0000.5243.Resultados preliminares:
“Equipe”, foi o estilo de maior expressividade quanto ao enfoque liderança. Houve pouca concordância nas proposições referentes aos estilos “Autoridade” para os liderados e “Organizacional”, para os líderes, respectivamente.Considerações finais:
este estudo permite sugerir a utilização de estratégias de educação permanente tendo como meta, a melhor convergência das percepções entre líderes e liderados
Objective (s): General Objective: To understand nurses 'and nurses' perceptions of leadership in a hospital emergency, based on the Blake and Mouton Management Grid (1987), through the Manola adaptation (2013).